Espírito Democrático

Resolvi criar esse espaço para poder divulgar minha opinião como representante sindical aqui no Comando Nacional de Greve da Fasubra Sindical - 2011. Aproveitando o acesso mundial da rede de computadores que facilitará e democratizará à informação detalharei cada passo meu, cada trabalho do CNG e disponibilizarei todas as novidades em primeira mão para os trabalhadores da Universidade Federal do Acre.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Professores aprovam proposta do governo

Em assembleia ocorrida na manhã desta quarta, no auditório Sérgio Pires, os professores aprovaram a proposta apresentada pelo governo ao ANDES - Sindicato Nacional, na última sexta-feira. A aprovação teve 36 votos favoráveis e apenas 1 voto contrário. Um total de 40 docentes assinou a lista de presença. A plenária convocada pelo sindicato aconteceu em uma manhã em que se percebeu uma sensível redução do movimento na instituição, já que na última quinta, 18, havia sido aprovada uma paralisação das aulas por um dia nesta quarta, atendendo à deliberação nacional. O indicativo de greve, que constava da pauta, não chegou a ser votado em função da própria aceitação da proposta.

Para a maioria dos professores que se manifestaram, apesar de considerar que o índice oferecido pelo governo – 4%, a partir de março de 2012- é um índice baixo, pois não recompõe sequer as perdas salariais de 2011, entenderam que até mesmo em função do prazo que se tem, até o final do mês para fechar a negociação, seria importante garantir o que já se tem, que foi fruto da pressão que a categoria fez, e continuar negociando especialmente modificações na carreira conforme a sinalização que o próprio governo faz, de organizar um calendário de discussões com proposta de fechamento dessas discussões em maio de 2012.

Na avaliação, por exemplo, do professor Adriano Figueiró, do departamento de Geociências, e que já foi diretor tanto da SEDUFSM como do ANDES-SN, é preciso reconhecer que a proposta de incorporação da Gratificação por Exercício do Magistério Superior (Gemas) representa um avanço naquilo que sempre foi pauta de reivindicações do sindicato. Houve campanha salarial recente em que o mote principal era “uma linha só no contracheque”, o que ocorreria se fossem incorporadas todas as gratificações. “A incorporação da Gemas é sim uma vitória política do nosso sindicato”, destacou Figueiró.

Para o professor Alcides Adornes, do departamento de Física, a concessão de um índice de 4% tem pouco impacto salarial, contudo, a possibilidade de discutir as distorções existentes na carreira em uma mesa de negociações é uma questão essencial. Lembrou que, se o ANDES-SN não aceita a proposta e, especialmente, o formato em que foi colocada pelo governo, e entra em uma greve, estrategicamente seria um equívoco, pois abriria espaço para que da negociação futura participasse apenas o Fórum de Professores (Proifes), entidade paralela que tem posição simpática ao Executivo federal.

Debate sobre Carreira

Também foi aprovada sugestão do professor Carlos Pires, 2º vice-presidente da regional RS do ANDES-SN, transformando a plenária de hoje em “assembleia permanente”, que recebeu adendos de outros professores. Caberá à direção da SEDUFSM e à comissão de mobilização organizar um calendário de discussões a respeito do tema “Carreira” com o objetivo de subsidiar as discussões em âmbito nacional.

A assembleia acatou a proposição de que o presidente da seção sindical, professor Rondon de Castro, que dirigiu a plenária juntamente com o professor Sérgio Prieb, seja o representante da entidade na Plenária dos Servidores Públicos Federais, que acontece no próximo sábado, 27, em Brasília. Rondon participará também da reunião do setor das federais do ANDES-SN, nesta quinta pela manhã, quando se avaliará as deliberações de professores de universidades federais do país. Na parte da tarde, diretores do ANDES-SN se reúnem com o ministério do Planejamento para levar a posição majoritária dos docentes de todo o país.

Foi lembrado pelo presidente da SEDUFSM, Rondon de Castro, que na tarde desta quarta-feira haverá uma caminhada “em defesa da saúde e da educação”, que sai às 13h do trevo da Avenida Dores, próximo ao Fórum. Os três segmentos foram convidados a participar.

Acompanhe a seguir os principais pontos da proposta do governo:

- Incorporação da Gratificação por Exercício do Magistério Superior (Gemas);

- Incorporação da Gratificação de Atividade Docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Gedbt);

- Correção de 4% na tabela para os docentes da carreira de ensino superior e da Ebtt, incidindo também sobre a RT, isto é, sobre todas as colunas da composição remuneratória, a partir de março de 2012;

- Compromisso de reconhecimento das perdas acumuladas pela categoria, que voltará a discussão na negociação do próximo ano;

- Compromisso com a reestruturação da carreira do constituindo grupo de trabalho, com prazo conclusivo até maio de 2012, além de oficinas para aprofundamento temático;

- Compromisso de promover equiparação remuneratória com C&T, atualizada.

fonte:
http://www.sedufsm.org.br/index.php?secao=noticias&id=151

Nenhum comentário:

Postar um comentário