Espírito Democrático

Resolvi criar esse espaço para poder divulgar minha opinião como representante sindical aqui no Comando Nacional de Greve da Fasubra Sindical - 2011. Aproveitando o acesso mundial da rede de computadores que facilitará e democratizará à informação detalharei cada passo meu, cada trabalho do CNG e disponibilizarei todas as novidades em primeira mão para os trabalhadores da Universidade Federal do Acre.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

POPULAÇÃO ACREANA É JUVENAL

Os quatro municípios mais isolados apresentaram uma característica incomum: em Jordão, Santa Rosa, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo quase metade da população está entre 0 e 14 anos.

Consequentemente, esses municípios apresentam a menor densidade de idosos do Estado. Os números foram apresentados nesta quarta-feira pelo IBGE-Acre.

Os técnicos não souberam explicar esses números, mas deixaram margens para que os governantes possam descobrir o motivo da tão baixa idade dos moradores dessas localidades. Uma das respostas pode ser a saída da região em busca de emprego ou vida melhor em cidades maiores.

O IBGE divulgou outros dados do Censo demográfico realizado no ano passado. Um deles, é que o analfabetismo alcança quase 19% da população do Acre, desse montante, a população da cor preta e indígena são as mais prejudicadas, 47% dos índios não sabem ler nem escrever. Esses dados vão incidir na renda, 21% dos moradores recebem de meio a um salário mínimo.

Outro fator que explica o analfabetismo é a baixa quantidade de crianças em creches e no ensino infantil. De todas as crianças de 0 a 5 anos, apenas 27% estão numa unidade educacional.


Outros números divulgados, foram sobre a mortalidade masculina. Constatou-se que a maioria dos homens morre cedo demais. De agosto de 2009 a 31 de julho de 2010 morreram 372 homens entre 20 e 24 anos para um grupo de 100 mulheres. As estatísticas para a morte de homens é maior em decorrência da violência e dos acidentes de trânsito que atingem mais a ala masculina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário